segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Paradoxo-Grande desafio Matemático

No Blog se vê da minha amiga Sofia (que está com febre pobrezinha, as melhoras!) só temos 4300 caracteres para comentar. O problema é o seguinte:
Qual o maior número que podemos comunicar com 4300 caracteres?
A ideia mais ingénua consiste em dizer que são 4300 "9" seguidos(x=99999999999999999999999....).

Mas pode-se ter a ideia de simplesmente dizer "10 elevado a 10 000 000 000", que só consome 28 caracteres e é bem superior a x=9999999999.....(4300 vezes).

Seja pois N o maior número que se pode comunicar à Sofia no seu blog.
Eu consigo então escrever
"O maior número que se pode comunicar à Sofia no seu blog+1": consome 50 e tal caracteres e é superior a N.

Que quer isto dizer? Não existe o maior número possivel? Já agora, qual o maior número que podemos descrever em 4300 caracteres?
Aguardo reacções.

14 comentários:

Anónimo disse...

9^9^9...^9?

Anónimo disse...

1ª reacção: A minha febre começou a desaparecer quando li este post...

..

Ou foi do post, ou da aspirina...

:)

(Já volto, com mais tempo)

Anónimo disse...

2ª reacção: O maior numero que se consegue com o minimo de caracteres utilizados é... n.

O maior numero que se consegue com todos os caracteres utilizados é 9 seguido de 4299 noves.

Está correcto?

Orlando disse...

Se houvesse um maior...

Alexandre Pierson disse...

Sofia: ainda bem que a febre baixou. Deixa lá a aspirina, deve ter sido obviamente do post.
Mendigo: a tua resposta não está correcta. Eu posso dizer
"9^9^9..^9...e por aí fora 4300 vezes+1" Repara que esta minha mensagem (a que se encontre entre aspas) só consome 39 caracteres (se não me enganei a contar) e já fornece um número superior ao teu. (mesmo comentário para a Sofia:"9999999....99 4300 vezes+1").
Deve existir um maior número comunicável. Se o chamarmos "N", eu posso sempre fazer uma mensagem
"O maior número comunicavel N, mais 1", que só consome uns 20 caracteres e é superior a N.
Por isso parece não existir um maior número comunicavel, mas isso é paradoxal, porque se tivermos digamos, 40 simbolos diferentes para comunicar, isso significa que só existem 40^4300 mensagens diferentes, o que é um número finito. Logo N deve existir...

Anónimo disse...

Se há um maior, eu escolho o a seguir:)

Anónimo disse...

Eu escolho o a seguir ao do ON.

Parece-me que fui mal interpretada.
Já volto para reformular.

Anónimo disse...

" (...)(mesmo comentário para a Sofia:"9999999....99 4300 vezes+1")."

Não!
Porque: se temos 4300 caracteres para preencher, se ocupamos os dois últimos com "+" e "1", o numero obtido é inferior, em 989 unidades, relativamente ao que terminaria em 999, utilizando os dois últimos caracteres com dois "9".

Não é?

Alexandre Pierson disse...

Não percebeste bem Sofia. Quando eu digo
"9999999....99 4300 vezes+1"
quero realmente dizer
"9999999....99 4300 vezes+1".

É uma mensagem com 26 caracteres:
7 noves, 4 pontinhos, 2 noves, 1espaço em branco...etc.

Com esta mensagem de apenas 26 caracteres consigo transmitir um numero maior do que aquele que tu transmites usando 4300 noves seguidos e consumindo 4300 caracteres. A minha é bem mais economica e transmite um numero maior.

Topas? ;)

Anónimo disse...

:)
Ok, Alexandre.
Mas o que eu disse foi

"O maior numero que se consegue COM TODOS OS CARACTERES UTILIZADOS é 9 seguido de 4299 noves"

Boa? :)

Alexandre Pierson disse...

Não concordo! :)

Por exemplo
10^999999999999999999999999999999999999999
999999999...........9999999999999999999999 (estás a ver a ideia, são 4297 noves seguidos) é maior. :)

Anónimo disse...

Eu também não concordo! :)

"^"??

Isto não é nada!! Ou o nove fica pequenino e numa posição mais elevada relativamente ao "10", ou não vale!!

:)

Ainda se fosse

4298 noves x 9 (mas sem os espaços, que também são contabilizados)... :)

Orlando disse...

Sophia,
Kolmogorov complexity - Wikipedia.

GGanesh disse...

pois bem: estavamos a pensar qual a solução quando nos recordamos da hiperbolica do poincaré. julgamos ser uma solução possivel e determinada. Mas abstemo-nos de a considerar de forma leviana:
Se nao consideremos o que a sofia disse indica um maior numero de possibilidades em n quando tende para mais infinito.
No caso de queremos uma função exponencial deveremos usar as leis de Morgan se compativeis com a regra de rufini.
Agora respondendo aas questoes existenciais do alexandre, N existe no seu próprio universo no entanto ao ser excluido do conjunto deveremos calcular as suaqs raizes por exemplo. num sistema binário com as raizes 1 e 0, o caracter especial utilizado engloba-se no carater inicia, agora se convertermos para pixels, e consiguirmos indexar de forma relacionadi e implicativamente o caractert especial, obteriamos um valor exponencial ao descoberto por vós. Mas isto é apenas uma teoria, prosigueremos com experiencias e calculos auxiliares até chegarmos a esse tal valor. ---