Os feitos e serviços prestados pelos cientistas da Educação e outros "pedagogos" visionários ao país em geral e aos jovens em particular já mereciam uma distinção especial.
Aqui fica uma proposta de Fernando Gouveia (Não tenho vida para isto), reproduzida com a devida autorização do mesmo.
Urge recuperar em Portugal a heráldica corporativa, mormente a ligada às artes e ofícios. A título de exemplo, desde já proponho a seguinte representação simbólica da Confraria das “Ciências” da Educação:
Urge recuperar em Portugal a heráldica corporativa, mormente a ligada às artes e ofícios. A título de exemplo, desde já proponho a seguinte representação simbólica da Confraria das “Ciências” da Educação:
Descrição:
Cortado, o primeiro de prata, pleno, em chefe; o segundo partido de azul, carregado de um chapéu de mago de prata, e de ouro, carregado de um ouroboros de vermelho. Por timbre, um livro aberto, de prata, com dois ómegas maiúsculos, de negro, inscritos nas suas páginas. Listel branco com o mote “MALGRÉ LA RÉALITÉ”, de negro.
Simbologia:
O chapéu de mago representa a natureza de ciências ocultas das “Ciências” da Educação. O ouroboros, para além de reforçar a anterior simbologia mística, remete para a auto-justificação das teorias, que se alimentam de si mesmas, não se baseando na observação dos factos (vide mote). O chefe, vazio, simboliza os efectivos resultados das práticas pedagógicas defendidas. O duplo ómega do timbre afirma a Pedagogia romântica como um fim em si mesmo.
Cortado, o primeiro de prata, pleno, em chefe; o segundo partido de azul, carregado de um chapéu de mago de prata, e de ouro, carregado de um ouroboros de vermelho. Por timbre, um livro aberto, de prata, com dois ómegas maiúsculos, de negro, inscritos nas suas páginas. Listel branco com o mote “MALGRÉ LA RÉALITÉ”, de negro.
Simbologia:
O chapéu de mago representa a natureza de ciências ocultas das “Ciências” da Educação. O ouroboros, para além de reforçar a anterior simbologia mística, remete para a auto-justificação das teorias, que se alimentam de si mesmas, não se baseando na observação dos factos (vide mote). O chefe, vazio, simboliza os efectivos resultados das práticas pedagógicas defendidas. O duplo ómega do timbre afirma a Pedagogia romântica como um fim em si mesmo.
1 comentário:
Malgré tout...
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