domingo, 8 de julho de 2007

Proibido

Hoje comprei o livro "Proibido!" de António Costa Santos. Tendo em conta que eu era muito pequeno quando se deu o 25 de Abril, muitas destas proibições do antigo regime passaram-me completamente ao lado. Volvidos trinta e tal anos, rectifico essa situação com este post. Para além das óbvias ligadas à censura politico-cultural, eis as proibições mais absurdas que de todo desconhecia:

1. Proibido usar isqueiro na rua, sem a devida licença de porte de isqueiro (?! Parece que era para proteger a industria dos fósforos!)
2. Proibido (a uma mulher) andar sózinha na rua à noite. Era também negada à mulher casada o porte de um passaporte individual (?!)
3. Proibidos ajuntamentos de mais ou três pessoas na via pública (esta também não percebo bem...será que não havia televisões nas montrar a transmitir jogos de futebol? :) )
4. Proibido casar com uma enfermeira ou com uma hospedeira de bordo (??!!)
5. Proibido casar com uma professora sem autorização expressa do Estado (?!)
6. Proibido beijar na boca em público (note que se tratam aqui de simples "chochos", beijos mais "repenicados" então, nem falar!)

E por falar nisso a portaria 69035 da CML determinava à policia "uma permanente vigilância sobre as pessoas que procurem frondosas vegetações para a prática de actos que atentem contra a moral e os bons costumes". O artigo 48º determina a aplicação das seguintes coimas (ipsis verbis):
1. Mão na mão: 2$50
2. Mão naquilo: 15$00
3. Aquilo na mão: 30$00 (não percebo a diferença, mas está bem...)
4. Aquilo naquilo: 50$00
5. Aquilo atrás daquilo: 100$00
6. Com a língua naquilo: 150$00, preso e fotografado.

Sem comentários: