quarta-feira, 11 de julho de 2007

Quando a investigação se torna estupidez

Serão entregues em breve os prémios Ig Nobel, 2007.

Deixo aqui uma lista de descobertas premiadas no passado com este famoso alter ego do prémio Nobel, atribuido pela Improbable Research. Pode parecer gozo, mas são mesmo trabalhos publicados em revistas cientificas com "peer review".

Física (Basile Audoly e Sebastien Neukirch da Université Pierre et Marie Curie, em Paris)
A razão do esparguete cru ter tendência para se partir em mais do que dois pedaços.

Biologia ( Ivan R. Schwab, da University of California Davis, Philip R. A. May da Universidade da Califórnia)
Explicada a razão dos pica-paus não terem dor de cabeça.

Medicina (Francis M. Fesmire da Universidade de Tennessee), pelo seu brilhante artigo:
"Parar crises de Soluços com Massagens rectais Digitais"

Matemática (K.P. Sreekumar e G. Nirmalan da Universidade de Kerala, India)
"Estimativa da área total de um elefante indiano."

Medicina: (F. Kanda, E. Yagi, M. Fukuda, K. Nakajima, T. Ohta, e O. Nakata do Shisedo Research Center em Yokohama), pelo seu estudo pioneiro:
"Elucidação dos Componentes Químicos Reponsáveis pelo Chulé do Pé".

4 comentários:

Anónimo disse...

O último caso é bastante relevante.
É também potencialmente lucrativo!

on

Anónimo disse...

Ui! Já percebi tudo. Vocês interagem. Está explicado o acontecimento estranho mencionado no comentário do post de cima. :)

(Possivelmente estou a arriscar demasiado, com comentários destes aqui. ON, se for processada, defende-me, ok?)

Alexandre Pierson disse...

Não te preocupes, eu sou bonzinho :)
(acho eu, será que não?)

Sofia disse...

(Estou a tremer...) :)