segunda-feira, 9 de julho de 2007

Tutorial: como voltar da Costa


Inicio com este post a série Tutorial: como...

São essencialmente segredos bem guardados, mas nada é demais para os leitores deste embrião de blog que é A Última Dança !
Hoje vou ensinar-vos a evitar as filas ao fim de um dia de praia, no trajecto Costa da Caparica-Lisboa. Nada que qualquer bom habitante da margem sul não saiba, mas que aparentemente é desconhecido dos praistas lisboetas, que só conhecem a via rápida.

Hoje por exemplo, saí da Costa pelas 17h40 para ir levar uma pessoa à Estação do Oriente. Apesar do trânsito infernal, às 18h05 já estava estacionado. O tempo normal seria mais de uma hora, só para chegar à Praça de Espanha. Como fiz eu?

1. Ao sair da Costa, apanhar a via rápida e sair na indicação "Estação".
(Por vezes a fila na via rápida já atinge esta saída, comprometendo-a. Nesse caso pode-se sair antes, mas isso será para um tutorial mais avançado.)
2. Chega-se a uma rotunda enorme. Sair na primeira e seguir sempre em frente. Passa-se pela Estação do Pragal, e de seguida pelo Hospital Garcia da Horta.
3. Chega-se a nova rotunda. Seguir em frente e atravessar a famosa ponte do Pragal.
4. Nova rotunda: sair na primeira, por uma estrada muito íngreme abaixo.
5. Nova rotunda: sair à esquerda e ao fundo da rua à direita.
6. Pronto, estamos na avenida principal de Almada. Agora é só seguir em frente e chegamos direitinho ao tabuleiro da ponte.
7. Se tudo correu bem, até aqui não houve transito. Claro que agora estamos um pouco antes das portagens e já não dá para evitar. Mesmo assim existem alguns truques:
8. Se tiver Via Verde não a utilize, porque isso é o que toda a gente faz, entupindo essas faixas. O ideal é obter um cartão Via Card, que é de graça e dá direito a portagens sem ninguém. Se não tiver cartão Via Card, siga à mesma pela fila número 5 (reservada Via Card) e à última da hora vire para a Caixa de Pagamento 3 (não é infracção porque o traço não é contínuo). Esta caixa costuma estar vazia porque ninguém sabe que ela lá está.

E pronto, isto completa o nosso primeiro Tutorial. Tenha em conta que nada disto funciona para ir trabalhar de manhã, porque as pessoas que se encontram na estrada a essa hora engarrafam este atalho também...

Próximos Tutoriais:
-Como estacionar no Bairro Alto sábado à noite (ou em qualquer outro dia e hora)
-Como eliminar da sua vida tudo o que tenha a ver com a Microsoft

3 comentários:

Orlando disse...

Não convém divulgar demasiado estas preciosidades:)
Essa saida a dizer "estação" fica antes ou depois da Universidade Nova?
(eu costumo vir da praia por uma via rapida que vai desembocar aí)

Alexandre Pierson disse...

"Não convém divulgar demasiado estas preciosidades"

Pois bem sei, mas aos meus leitores não se nega nada...

"Essa saida a dizer "estação" fica antes ou depois da Universidade Nova?"

É imediatamente depois da saída da Universidade. A saída "Estação" é a mesma que diz "Hospital". Se calhar é melhor seguir "Hospital", que é mais visivel.

Anónimo disse...

Ou isso, ou...

Vir bem cedinho para as praias da linha. Pela A5. Até ao fim. Lisboa-Guincho e vice-versa em apenas... depende do carro. :)